top of page
  • Foto do escritorRocha Ferracini Schaurich Advogados

Cinco dicas para reduzir a carga tributária da sua empresa


Em um país com uma carga tributária elevada como é o Brasil, estar atento às possibilidades de reduzir o impacto financeiro causado pela tributação é fundamental. Por vezes, um bom planejamento pode ser a garantia de um negócio de sucesso. Por isso, confira dicas fundamentais para manter o seu negócio saudável financeiramente.

1. Mantenha a documentação do seu negócio organizada.

A organização é o primeiro passo para evitar dores de cabeça com tributos pagos indevidamente. Manter registros de quanto pagou e como pagou, pode facilitar auditorias e possíveis resgates.

2. Adote o sistema de tributação mais adequado para a sua empresa.

Busque informações com um advogado tributarista sobre qual regime de tributação é o mais adequado para o seu negócio. Muitas empresas pagam a mais para o fisco, em razão de não estarem adequadas.


3. Esteja atento a possíveis benefícios fiscais.

Existem muitos benefícios fiscais que podem ser adequados ao seu negócio. Isenções ou redução da carga tributária, dependem de ações do Governo, que busca incentivar produção de determinados insumos e produtos. Estar atento a possíveis benefícios pode garantir o sucesso do negócio.


4. Realize auditorias internas periodicamente.

Não se trata de pagar certo uma vez, mas sim todas as vezes. A constância de processos de auditorias só irá beneficiar o negócio, pois esta atividade pode diagnosticar muitos erros que podem ser sanados e valores a serem recuperados.

5. Elabore um bom planejamento tributário para o seu negócio.

Depois de organizar o passado, planeje o seu futuro. O negócio exige que você pense a frente e saiba quanto vai pagar e como irá quitar os impostos devidos.


Para todos estes passos do caminho, é muito mais fácil contar com a assessoria de um advogado tributarista competente. Este profissional pode ajudar a construir uma estratégia sólida para garantir o sucesso do negócio.

33 visualizações0 comentário
bottom of page